terça-feira, 2 de maio de 2017

Espiadinha da Semana - 30 de abril a 06 de maio


Espiadinha da Semana - 30 de abril a 06 de maio
 
Amigos e amigas,
A Espiadinha da Semana é um resumo para quem acompanha o grupo Flybabies Brasileiras e quer sair do CAOS. Uma turma animada apóia quem deseja alcançar a meta FLY: Finally Loving Yourself -  FLY, traduzindo "Finalmente Amar a Si Mesma (o)". Os  desorganizados contam um roteiro semanal para iniciar um processo de organização que realmente funciona. Os mais organizados podem juntar novas rotinas à sua agenda diária. 
Seguimos as Lições da FlyLady, já traduzidas pela Fly Rô. Leia um pouquinho por dia sobre as bases do sistema no blog da Fly Rô Brasileira ou na internet, já há bastante material disponível. No blog da Rô, há muitas dicas para seguir sua jornada FLY, com um toque bem brasileiro! 
Quer iniciar o sistema FLY? Não é preciso se cansar muito, basta avançar em pequenos passos. O segredo é observar como os bebezinhos aprendem a caminhar, em passinhos bem curtos -  baby stepsengatinhando, caindo, levantando, ousando, avançando um passinho, caindo novamente e levantando a cada queda, procurando apoio, até conseguirem andar com passos firmes e com um jeitinho próprio. 
Vai retomar o caminho da organização? Fazer uma limpeza de emergência ajuda muito!
Particar o hábito do mês reforça nossas atitudes e aumenta a autoestima!
E, muito importante, mimar-se sempre! O dia tem 1440 minutos, reserve pelo menos 15 para cuidar de si!

As moderadoras desejam as boas-vindas a quem está chegando e uma boa semana as FlyMigas e FlyLords que participam desta comunidade solidária!

Missão Hábito do Mês

Dicas para desenvolver atitudes saudáveis

Arrumar a cama e  Movimentar-se
Hoje, dia 30, é o último dia do mês de abril e, vamos combinar, não foi difícil arrumar a cama diariamente!  Vamos perseverar?
Amanhã, dia 1º de maio e feriado, vamos iniciar um hábito muito saudável: Movimentar-se, se mexer, praticar algum tipo de exercício!!!
Muitas vezes, usamos a desculpa de falta de tempo para frequentar uma academia e caimos no sedentarismo.  É possível caminhar, desembarcar em uma ou dois pontos antes do habitual, correr nas vizinhanças, criar jogos com os filhos ou seguir aulas no You Tube, com cuidado para não fazer movimentos errados. Há vários grupos focados no exercício em praças ou lugares públicos, que tal participar de um?

Missão Espiadinha

Dicas para simplificar a manutenção da casa

Área 01 - Sala de Jantar eEntrada da Casa 
A cada semana, a FLYLady Rebecca indica atividades para uma área da casa. Geralmente são aquelas tarefas que costumamos adiar no corre-corre diário, mas que fazem muita diferença.
Quem é muito disperso encontra um roteiro mínimo para cuidados, sem esquecer uma área da casa. Ao final de um mês, cada cômodo terá recebido mais de uma hora de cuidados especiais. Isso faz diferença!
Caso a missão diária não seja útil ou necessária num dia, tentar fazer uma outra tarefa rápida, de até 15 minutos, na mesma área.
Vamos continuar firmes no declutter! Observar se o nível de tralhas não aumentou nos últimos dois meses. Fazer continuamente torna tudo mais fácil!

Parou um pouquinho? Saiu da trilha da FlyLady?  Sem desespero, basta fazer uma limpeza de emergência e depois retomar as rotinas normais!  

Nesta semana, trabalharemos na área 01 - a da sala de jantar e varanda ou hall. Vale a pena caprichar e encontrar um ambiente delicioso para conviver com a família e fazer as refeições sem atropelo! Cinco dias nesta área! 
Limpeza Detalhada da Área 01  poderá ser feita, após eliminarmos o CLUTTER  - tralha, bagunça, acúmulo de itens que não fazem sentido em nossas vidas.

As atividades devem ser realizadas no tempo determinado, sem perfeccionismo ou perda de foco. Caso necessário, marcar mais um bloco de tempo. Aos poucos, tudo entra nos eixos!

Caso perca uma missão, não se preocupe. Leia o Plano de Voo Diário das FLYMigas, enviado diariamente ao seu email.


Segunda-feira
Missão 1
Nesta semana, vamos atuar na entrada, varanda frontal e sala de jantar.
A missão de hoje é retirar a desordem na entrada da casa. Marcar 10 minutos no timer e recolher os sapatos, mochilas, bolsas, chaves, celulares e correspondência que se acumularam nesta área. É incrível a sensação ao não deparar com um monte de bagunça quando se entra em algum lugar!
Retirar qualquer outra coisa que possa dar início a um hot spot, esses objetos oprimem a quem está no cômodo ou chegando, enquanto não lhes é dado um destino!
Coletar todo o lixo e material para reciclagem e, depois, devolver tudo que for útil a seus lugares. Admirar a diferença!
Terça-feira
Missão 2
Varrer a varanda da casa, a área de entrada junto à porta da frente. Sacudir o tapete de boas-vindas e limpar a porta. Isso faz uma grande diferença na aparência de qualquer casa e tudo pode ser feito em apenas alguns minutos. Tende-se a negligenciar essa área, mesmo sendo a primeira coisa que as pessoas percebem quando chegam à nossa casa.
Tomara que esteja um lindo dia para aproveitar os benefícios dos raios de sol, enquanto a limpeza é feita. Aproveitar para retirar folhas e gravetos da varanda e passar um limpador de uso geral na porta da frente.
Recompensar-se pelo  trabalho bem feito com um copo alto de água aromatizada ou suco e passar alguns momentos na varanda, apenas para desfrutar o dia. Divertir-se!
Quarta-feira
Missão 3
Hoje é o dia antiprocrastinação e a missão é declutter na sala de jantar. Não importa quais são os objetos, apenas retirar qualquer coisa que não pertença à sala. Usar um saco para o lixo, outro para reciclagem e uma caixa ou cesto para recolher os objetos que não deveriam estar aí! Se ainda houver tempo, guardar as peças retiradas em seus devidos lugares. Programar o timer e não se sobrecarregar.
Baby Steps!!!
Quinta-feira
Missão 4
Ainda há destralhe a fazer na sala de jantar, hoje. Programar 15 minutos e trabalhar um pouco mais no declutter iniciado ontem. Mais uma vez, descartar qualquer coisa que possa ser descartada e guardar qualquer objeto que possa ser guardado.  É uma sala de jantar e convívio familiar, não um depósito de tralhas; então, mãos à obra!
Lembrar-se que a mudança no lar acontece em 15 minutos de cada vez.
Sexta-feira
Missão 5
 
Hoje é o dia de brilhar a mesa de jantar e cadeiras. Se não houver um conjunto na sala de jantar, não há problema, esta missão será na mesa da cozinha ou da copa.
Marcar 15 minutos no timer e limpar as partes superiores, as bordas, e as pernas da mesa de jantar. Fazer uma boa limpeza nas cadeiras também, utilizando os produtos normalmente usados para o restante do mobiliário.
Quando estiver pronto, colocar uma toalha de mesa bonita, flores do jardim, ou uma linda vela decorativa. A sala ficará encantadora!

Parabéns pelo  trabalho bem feito nesta semana!  
Com carinho,
FlyLady Rebecca
FOCO FLY
Cuidar das plantas da varanda ou jardim. Podar e adubar. Trocar os vasos, se for preciso. 
Chamar as crianças para participarem. Fazer um jogo para eliminar os focos de mosquitos e comemorar depois!
Progredir não é se cobrir de perfeição! Fazer as missões com calma e a seu jeito. Não ter pressa, a bagunça não se instalou em um dia e não desaparecerá em outro! Fazer com prazer, se divertindo!  
FlyLady Marla Cilley/Fly RôBrasileira

 

Missão Mimo Semanal

Dicas para se tornar uma pessoa especial

Desfrutar dos presentes recebidos
Queridas FlyMigas,
A Missão Mimo desta semana é incrível!
Às vezes, uma Missão Mimo sensacional está bem à nossa frente ... ou para ser mais exata, no armário, na prateleira de baixo. Você tem loções e cremes maravilhosos e outros produtos de beleza juntando poeira, apenas esperando por uma ocasião especial? Tire estes mimos do armário e desfrute deles agora! Cada dia pode ser um dia especial, se não procrastinar o uso desses presentes maravilhosos que a vida colocou no seu caminho.
Não se preocupe em usar um produto favorito rápido demais. Muito mais frequentemente, as nossas loções, perfumes e cremes estragam ou perdem a validade antes de acabarem. Há sempre um aniversário ou ocasião festiva que lhe permitirá reabastecer seu estoque.
Reserve um tempo desta semana para apreciar aqueles presentes que lhe foram dados por amigos, aqueles comprados porque estavam prestes a sai de linha e o monte de itens idênticos que comprou numa liquidação. Guarde apenas o que for usar! Caso tenha itens que sabe que nunca vai usar, compartilhe com as amigas e familiares que poderiam apreciá-los. Você vai aproveitar o espaço extra e a feliz contemplada desfrutará de uma sessão-surpresa de mimos!
Mime-se muitas vezes; mime-se com frequência! Você merece!
 FlyLady

Texto traduzido e adaptado livremente do original: http://www.flylady.net/c/pampering.php? tzm=180

Missão Alimentação

Dicas para facilitar o planejamento do cardápio

O ato de matar seres vivos para se alimentar propõe aos humanos, conscientemente ou não, um problema filosófico – problema que todas as sociedades tentam resolver”. (Claude Lévi-Strauss)
Sugerimos adotar um trivial variado e saudável, que não prejudique tanto o meio-ambiente ou cometa crueldade contra os animais.  Experimentemos novos sabores, dando uma chance ao paladar, ao planeta e aos animais que não serão sacrificados para nosso deleite. 
1.  Verificar quais são os ingredientes que há na despensa e os que estão na safra ou em promoção no mercado.
2.   Verificar a data de validade dos alimentos.
3.    Planejar o desjejum, almoço e jantar e os lanches para sete dias da semana. Que tal incluir a Segunda Sem Carne, se a família for carnista?
4.    Não repetir pratos ou muitos alimentos. Provocar a família com receitas novas ou alimentos  que não estejam habituados. Priorizar hortaliças frescas, diversidade de cereias e pratos não industrializados.  
5.    Preparar a lista de compras, se necessário.
6.   Selecionar e higienizar os alimentos e preparar algumas bases, como caldo de legumes, hortaliças cozidas, massas, etc. Processar o que for preciso (alho, cebola, saladas, demolhar o feijão ou outros grãos). Separar tudo que for usar e guardar ou congelar o restante.
7.    Preparar as refeições em quantidade dobrada ou triplicada e congelar o restante, para dias de sufoco. 
8.   Reunir a família para uma refeição coletiva. Pensar numa ação de boa-vontade e doar ou partilhar um prato com alguém.
9.    Pensar numa ação de boa vontade e doar ou partilhar um prato ou refeição com alguém.
 Bom apetite!

Cuidar da Alimentação faz parte da Organização!
Tabela de frutas e hortaliças
Vamos  conferir os valores nutricionais e planejar o cardápio?

Cozi é agenda online  para seguir as rotinas do sistema FLYLADY - pode ser um Control Journal eletrônico. O acesso é gratuito e podemos personalizar de acordo com as necessidades da nossa família; o idioma é o inglês, mas nada complicado para quem já conhece os textos traduzidos pela Rô e algumas flymigas. O guia para uso está disponível nos Arquivos do grupo Flybabies Brasileiras e do antigo grupo Flybabies no Brasil.
Caso prefira o Evernote, confira o vídeo da moderadora Ylka Alves.

Não se afobe, você não ficou para trás! Não é preciso alcançar já todos os resultados, apenas nos acompanhe!

Chegamos ao fim desta Espiadinha da Semana!!!
 
Tenha uma ótima semana e lembre-se de
ORGULHAR-SE DE SI!
  
A Moderação 

2017-04-30 14:07:30 by Mila Santhiago

Reflexão ética sobre o repasse desta Espiadinha
O repasse de material criado pelas moderadoras e pelos participantes sem autorização ou créditos de autoria é uma prática predatória e antiética na internet (chupinhagem), embora aconteça frequentemente. Elaborar material envolve tempo e esforço intelectual, que são recursos muito valiosos para que algumas pessoas se apropriem e repassem como se fossem seus. As nossas traduções avançam muito além do tradutor automático Google. Além disso, é um profundo DESRESPEITO com os leitores que recebem o repasse que ignoram a fonte e ficam impedidos de interagir com os autores ou são levados a acreditar que é uma produção de quem o envia.

Nosso trabalho é todo voluntário e gratuito e não recebemos nenhum dinheiro ou benesse por acessos, anunciantes ou qualquer forma de monetização que muitos veículos da web possibilitam.  Assim, solicitamos a gentileza de divulgar a origem e autoria ao repassar nosso material via zapzap, ig, faces, pinterest, blogs, canais YT, sites, outras listas de discussão ou qualquer outra forma de comunicação virtual. Caso nos avisem, retribuiremos com nossas visitas e comentários! Ao creditar este material obtido em outros sites e zaps, observe se já não é um repasse autorizado previamente a nós!
Agradecemos pela compreensão e colaboração! Agradecemos por serem exemplos de conduta num país tão carente de boas práticas sociais!

Um comentário:

Valéria Miranda disse...

Boa tarde,
Novata por aqui.
Já conhecia o Flylady, mas o site em inglês me desanimou bastante.
Lendo os post da Thaís Godinho do Vida Organizada descobri você.
Excelente trabalho e obrigada por simplificar a vida.
Então lá, começa do início mais uma vez. #3F