segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ferramenta Milagrosa

Bom dia FLYMigas, FLYLords e Caríssimos Leitores!!

Nessa semana é esperada aquela correria...

Compras, alimentos, cozinha, cansaço... gostaria de imaginar que todas as FLYMigas que estão aqui ou que visitam o BLOG não passem por isso, mas se esse é o caso de alguma, por favor, não se cobre, não exija-se ser perfeita e prometa-se que para resolução de ano novo, no ano de 2012 será diferente... eu lhes garanto, que se fizerem o mínimo das dicas dadas nas Missões do Cruzeiro, sua última semana antes do Natal e Ano Novo será rodeado só de mimos e felicidade - é o meu caso... já encomendei os pratos que levarei à Ceia e Almoço e já planejei a sobremesa, tudo muito simples, mas agradável...

Presentes simples e embrulhados, como comentei com vocês, minha família está feliz: minha prima será mamãe e minha mãe e eu estamos novamente bem uma com a outra e isso faz toda diferença, a Paz e harmonia nos ronda e desejo o mesmo para todas as famílias...

Para sábado, comentei com a FLYMiga Mila, convidei minhas enteadas para um SPA em casa, lanchinhos, almoço, mimos, papos, Wii... quer melhor presente de Natal que estar com quem se ama????

Eu ainda não conheço presente melhor que esse...

Mas, me delonguei, vamos ao Toque da FLYLady...

Muitas se desesperam com a chegada das Festas, das Visitas e claro, não teremos muito tempo para sermos FLYBabies "ao pé da letra", mas temos uma ferramenta MUITO ÚTIL para aquelas que já tem a casa em processo "auto-limpante" - e para àquelas que ainda não souberam por onde começar o Sistema FLY... e é a ferramenta da FLYBaby que lhes escreve AMA (acreditem, é o que me salva ser sempre FLY)...

Qual é a Ferramenta Milagrosa??????? 

A Limpeza de Emergência (FLYLady Crisis Cleaning) ou Limpeza para Momentos de Crises...

Com ela,você passa por todo seu Lar, sem ser perfeccionista, nem obcecada e descobre que sua casa pode brilhar... em pouco tempo e sem exageros... duvida???

Leia as dicas, desligue o computador, pratique e depois volte e nos conte:


"A Limpeza de Emergência Resolve!!!"

"Vamos FLY (Voar) por esta emergência, assim você poderá sentar-se, relaxar e aproveitar os convidados." - FLY Lady

Queridas FLYmigas,
Eu posso ouvir o pânico em suas vozes. "Em poucos dias, nós teremos visitas chegando, o que eu devo fazer?"

Se você quer uma maratona de limpeza de arrasar, eu posso ajudar você, porém fique avisada, sem as rotinas, sua casa voltará a ficar como estava novamente em um dia. Portanto, preste atenção:

1. VISTA-SE TODA, INCLUSIVE SAPATOS, PENTEIE OS CABELOS E PASSE CREME NO ROSTO OU FAÇA MAQUIAGEM. NÃO ME QUESTIONE NESTE ÍTEM. APENAS FAÇA, AGORA!

Coloque uma música boa para trabalhar. Não muito rápida, nem muito lenta. Acenda uma vela que tenha um bom aroma ou coloque algum tempero na água para ferver em fogo bem baixo.

Nós vamos começar pela cozinha. Conforme a cozinha vai se ajeitando, também o resto da casa ficará ajeitada.

2. Programe seu TIMER e invista 15 minutos na cozinha. Se sua pia não estiver limpa e brilhando, então limpe-a primeiro, então encha a pia com água quente e sabão e comece a limpar os balcões e bancadas. Esvazie a lava-louças e o escorredorr de pratos. Quando o TIMER tocar, PARE o que estiver fazendo e vá para a sala de estar.

3. Ajuste o TIMER novamente para 15 minutos e comece a limpar as mesinhas de centro e de canto ou então comece recolhendo os jornais e revistas e brinquedos. Concentre-se em UMA coisa, não em todas. Pegue um cesto de roupas vazio e coloque nele as coisas que não deveriam estar na sala. Leve um saco de lixo com você também e comece a recolher o lixo. Não fique tentada a separar o que pode ser reciclado, apenas coloque no saco. Assim que a casa estiver em ordem você poderá se concentrar em separar, mas por agora estamos nos concentrando em fazer a casa ficar apresentável. Portanto supere esta atitude perfeccionista. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha.

3. De volta à cozinha, ajuste o TIMER para mais 15 minutos e continue a fazer o que estava fazendo antes, por exemplo continue a limpar as bancadas. NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE LIMPAR UM ARMÁRIO POR DENTRO. NÓS ESTAMOS LIMPANDO APENAS AS SUPERFÍCIES.
4. Agora faça uma pausa e ande em volta olhando o quanto foi feito em apenas 15 minutos. Ajuste seu TIMER para 15 minutos e beba uma xícara de chá ou café ou um copo de água ou aquilo que você gosta e apenas relaxe. Quando o tempo acabar você voltará ao trabalho por mais 15 minutos.

5. Esta sessão de 15 minutos será no banheiro. Limpe a pia primeiro, limpe o vaso sanitário e então recolha as toalhas e roupas sujas e coloque no cesto da lavanderia. NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE COLOCAR ROUPA PARA LAVAR. EU FALO SÉRIO. A VEZ DE FAZER ISSO SERÁ DEPOIS!
6. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha para mais 15 minutos. Nós podemos fazer qualquer coisa por 15 minutos. Trabalhe até o tempo acabar e então volte novamente à sala de estar.

7. Na sala de estar, continue a recolher as coisas.

8. A cada 45 minutos faça uma pausa de 15 minutos. Você entendeu esta parte?
Adapte este esquema para as suas limitações físicas e para as necessidades das crianças. Mas você entendeu o sentido da coisa. Concentre-se em uma tarefa por 15 minutos. Você vai ficar surpresa com quanto pode ser feito em um dia de trabalho.

Meu TIMER é meu melhor amigo.


Você pode fazer isto. Agora desligue o computador e vá trabalhar!

10 comentários:

Ana Carla Benet disse...

Obrigada pela visita, também desejo que Deus abençoe seu ano novo e que os desejos de seu coração sejam realizados.

Adorei o post!!!!

Bjo

Nina Dias disse...

oi Roseli, tudo bem? Obrigada pela mensagem carinhosa!
Roseli, ainda não entendi muito bem como funciona tudo isso aqui no seu blog, ainda não tive tempo suficiente para explorar melhor seu conteúdo, mas olhando assim rápido acho que seria interessante onde eu poderia ter um ínicio deste programa de organização, você me ajudaria? bjs Nina
Desejo um Feliz Natal e tenha um Ano Novo chio de saúde e realizações! bjs

Roseli de Araujo Gomes disse...

Bom dia Nina!!!

Coloquei no "Indice de Postagem" a ordem numérica crescente (1 a ...) para ficar mais fácil de se orientar por onde começar a ler...

A segunda dica é você ir à Introdução dos 31 BabySteps, aí ficam os LINKs para 1 mês de Sistema FLY...

Depois de ler os 31 BS - você entende o funcionamento e conforme a necessidade acha outras ferramentas - tem muita coisa - eu sei, mas é assim mesmo... já vira um Livro - risos...

Bjins, obrigada pela visita e pela pergunta

FLYRoBrasileira

Patty a.k.a. Delores Vickery disse...

Oi, Ro! Antes de comentar seus posts especificamente, gostaria de agradecer a visita ao meu blog. Fiquei especialmente feliz pois sempre vejo seus blogs e te admiro muito desde que comecei no grupo de discussão do FLY! E você tem razão - sobre o comentário no meu blog -, nós escrevemos com PRAZER, e porque temos vontade, gostamos de partilhar idéias, conhecer pessoas, trocar experiências e ter nosso "cantinho" online. É o que importa! Como disse no blog, tenho um problema de saúde e estava me cuidando, por isso que não comentava nem nos blogs nem no grupo! Mas quero te desejar um Feliz Natal, um excelente 2012 cheio de realizações! Beijos!

Helena Almeida disse...

Também lhe quero e desejar um feliz Natal, e agradecer todas dicas que nos facilitam a vida.
Que o próximo Ano nos traga a todas muita Paz e organização.

Beijinhos

Knit Aholic disse...

Oi minha amiga linda!!! Muitos parabéns pela indicação no site Omo!!! Nossa fiquei tão feliz e orgulhosa!!!! Você merece, minha linda, afinal nos ajuda tanto todos os dias!!!

Um abração bem apertado e um lindo dia pra vc!!!

Bjões! Aninha♥

lilian vieira disse...

querida passei para te agradecer a visita e te desejar um feliz natal e um 2012 iluminado,e também não poderia deixar de agradecer por você me ajudar tornar a minha vida mais prática,bjos.

Poupadinha disse...

Muito obrigada e um Feliz Natal para ti também!

Bejinhos

aprendereorganizar disse...

Este ano e porque fiz tudo com muita calma estou tranquila...
Um beijinho enorme e um feliz Natal:)

Hélida Trindade disse...

Obrigada pela mensagem! Desejo a vc e a toda sua família um ótimo Natal e Ano Novo. Beijos.

www.helida.com.br